terça-feira, 18 de maio de 2010

Para que serve o presidente da República?

Já desde os tempos de Jorge Sampaio que não consigo deixar de pensar que a presidência da república é uma total inutilidade. Um presidente não será um maus presidente desde que não se agite muito. Jorge Sampaio foi chamado a tomar 2 decisões e das duas vezes provou, em minha opinião, que não estava à altura do cargo que ocupava.
Sendo Cavaco um homem de acção pensei que pudesse fazer parecer o cargo útil. Toda a sua presidência é dominada pela gestão da sua reeleição, tornando penosas de ouvir muitas das suas intervenções. Revisão constitucional urgente é, quanto a mim, tornar o mandato presidencial único. Mas o cúmulo surge agora, a propósito de uma decisão que até considero pouco relevante, ao tomar a verdadeira posição de Pilatos. Não concordo mas que posso fazer? Demita-se! Ou muito me engano ou dificilmente vejo razões para voltar a votar em eleições presidenciais!

3 comentários:

  1. Sob juramento, o PM de Portugal mentiu à CPI (= tribunal) dps de já ter mentido na AR. Será q o PR tem consciência da gravidade disto?

    Cavaco está a ser calculista por causa das Presidenciais 2011. Nunca pensei ver Cavaco agir conforme interesses eleitorais.

    Mas já suspeitava. Por isso não votei nele em 2006, e por este andar tbém não vou votar em 2011

    ResponderEliminar
  2. Tenho saudades do Cavaco primeiro-ministro. Certos individualidades políticas, deveriam assertar quando a sua carreira terminou, e não prosseguirem em projectos caducos que só irá denegrir a sua imagem política vindoura. Acho ser este, o caso de Cavaco Silva.

    ResponderEliminar
  3. A Casa Real Espanhola custa quase 1/3 dos gastos da Presidência da República Portuguesa!!!
    O Diário de Noticias publica hoje os valores do custo da Casa Real Espanhola, da Casa Real Britânica, da Casa Real Sueca e da Presidência da República Portuguesa.
    Veja-se aqui:http://dn.sapo.pt/inicio/globo/interior.aspx?content_id=1581751&seccao=Europa
    Por incrivel que pareça o Orçamento da Presidência da República Portuguesa é de 20,7 milhões de euros.
    O orçamento da Casa Real espanhola é de 8,9 milhões.
    Os desgraçados portugueses gastam mais de 20 milhões com o funcionamento da Presidência da República .
    Para Cavaco Silva fazer o quê?
    Se compararmos o orçamento da casa Real do Reino Unido - de pouco mais de 48 milhões de euros e notarmos que a Rainha de Inglaterra é Chefe de Estado do Canadá e da Austrália, vemos a extensão do abuso, da enorme falta de senso e dos limites em Portugal.
    Cavaco Silva contribui para a miséria dos portugueses com mais de 20 milhões de euros de gastos.
    Se somarmos a isto o facto de o Governador do banco de Portugal ganhar mais que o homólogo dos EUA vemos bem a falta de tato e de responsabilidade dos políticos portugueses.
    Paga Zó Povinho!
    O Rei de Espanha agiu agora para baixar o seu orçamento.
    Cavaco Silva nem uma palavra.
    Seria bom que esclarecesse os portugueses , publicamente, da necessidade de a Presidência da República Portuguesa gastar tanto.
    Nomeadamente esclarecer para que necessita de tanto dinheiro; Onde o aplica; Porque não baixa o orçamento.
    O Orçamento da Presidência da República Portuguesa não deveria ser superior a 3 milhões de euros e mesmo assim seria comparativamente muito superior ao espanhol.
    Cavaco Silva e os seus serviço devem apertar o cinto, e dar o exemplo.

    http://jose-maria-martins.blogspot.com/

    ResponderEliminar