sábado, 10 de outubro de 2009

A mensagem

Embora tenha o nome de Prémio, o Nobel da Paz é mais um "sinal" do que propriamente um prémio. De facto, e em termos de efeitos práticos, mais do que premiar Obama, este nobel emite um sinal, passa uma mensagem.

A atribuição da referida distinção ao actual presidente americano deverá ter uma leitura eminentemente política (como não poderia deixar de ser). Mas esta leitura não tem como referência o passado - algum feito significativo no âmbito da ordem mundial ou algum passo decisivo na direcção da paz em qualquer parte do mundo - mas sim o futuro.
O principal objectivo do
Comité Thorbjoern Jagland é antes o de promover as suas principais causas, tais como os "grandes desafios climáticos com que o mundo é confrontado", "a diplomacia multilateral", entre outros.

Efeitos práticos? Um deles e, tal como assinalam inúmeros colunistas em todo o mundo, o de condicionar a actuação futura de Obama.
Mas um dos principais efeitos que terá este prémio será o contribuir para uma ainda maior idolatração (Mário Soares continua a roçar o ridículo) de Barack Obama (pelos menos fora dos Estados Unidos, já que os seus compatriotas não são se mostram tão ingénuos ) e de consequentemente, servir de sanção às políticas que Obama venha a seguir no futuro, estejam elas ou não relacionadas com a paz ou as alterações climáticas. Esperemos para ver...

Sem comentários:

Enviar um comentário