segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Phone-ix


Durante dias especulou-se: a quem telefonará Sócrates após as eleições?

A noite eleitoral acabou por revelar que todos os demais números ficaram “fora de serviço” e que a agenda socialista ficou reduzida a um único contacto, lá para os lados do Caldas.

Na última legislatura foram necessários alguns meses para se perceber que o mesmo Sócrates que se havia exibido à esquerda governava, afinal, à direita. Já os resultados de ontem goraram qualquer perspectiva ilusória que o eleitorado tradicional socialista ainda acalentasse.

E desenganem-se os que perspectivam pontuais flirts para aprovação de medidas avulsas. Sócrates terá de cortejar Portas, que já impôs como dote a aceitação do seu “caderno de encargos”.

Felizmente, os novos tempos permitem seduções à distância e para o PS antevêem-se dias e dias de phone_ix (o telefone dos CTT, claro!)

1 comentário:

  1. O resultado está feito. Grande parte do povo português preferiu lembrar-se do caso das escutas e esquecer o caso da TVI e do Jornal de 6ª. Preferiu lembrar-se do caso António Preto e esquecer-se do caso Freeport. Preferiu lembrar-se do Sócrates dócil e suave dos ultimos 2 meses e esquecer-se do Sócrates animal feroz dos últimos 4 anos.

    Os números dizem que o PS perdeu 500.000 votos. O PSD ganhou 10.000 votos, o CDS ganhou 180.000 votos, o BE ganhou 110.000 votos e a CDU ganhou 15.000 votos. Todos ganharam, o PS perdeu.

    Também é um sinal forte o facto de ter havido 160.000 pessoas que se deslocaram à urna e que votaram branco ou nulos. Além disso, os pequenos partidos foram uma desilusão em relação às Europeias, principalmente o MEP.

    Nestas eleições, ao nível das votações, apenas uma coisa se confirmou. Ou melhor, se reconfirmou e voltou a confirmar. Perante o cenário nacional desfavorável, Alberto João Jardim deu um banho aos Socialistas: 66.000 vs 26.000 votos.

    Conclusão disto tudo... o PS ganhou, Sócrates vai formar Governo. Por preconceito (e esquecendo o bem de Portugal) parece não querer coligar-se com o CDS. Um governo minoritário haverá de acabar daqui a 2 anos, tal como o de Guterres.

    ResponderEliminar