quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Sócrates, a liberdade de escolha e a ideologia igualitarista

José Sócrates afirmou ontem, durante o debate com Paulo Portas, que a possibilidade de os pais escolherem a escola pública que entenderem para os seus filhos, leva à transferência de fundos do sector público para o sector privado. Só não explicou como. Nem poderia, pois não há explicação possível para tamanho disparate.

A questão é muito simples: o socialismo não admite que os pais possam escolher a escola dos seus filhos. Ou são ricos ou cabe-lhes a escola da zona de residência. Ponto. Seja ela boa ou má, gostem os pais ou não! Se os pais não percebem que isso é o melhor para as crianças, é porque ainda não estão suficientemente educados! E já para não falar em quererem que os seus filhos sejam educados de acordo com os seus princípios! Onde é que isso já se viu? Essa agora! Princípios?! Escolhidos pelos pais?! Nãã...

Toda esta palhaçada manifesta claramente os perigos da ideologia igualitarista. Eis umas breves palavra de Blakely y Colbert sobre este "saber de salvação":

"a sua característica mais destacada é a sua tendência para desviar-se em direcção ao totalitarismo quando se ataca a sua particular mistura de teoria e prática. Quando a ideologia igualitária encontra oposição, reage acusando essa oposição de irracionalidade, falta de humanidade... e, negando o direito à opinião contrária. Quando mostra uma face mais amável, é para observar que se o povo resiste a alguma reforma, a sua resistência é explicada pela ignorância e será superada graças à educação; enquanto isso não acontece, há que combater a resistência, ainda que seja através da força".



PS - Foi hoje que se tomou conhecimento das pressões de membros do gabinete de Sócrates sobre Alexandre Relvas, não foi? E foi também hoje que o Jornal Nacional, na véspera de uma reportagem sobre Freeport, sofreu uma interrupção voluntária, não foi?

1 comentário:

  1. Para o Sócrates esta é uma falsa questão. Ele pode escolher e os filhos dele frequentam a Escola Alemã.
    http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=988096

    ResponderEliminar