quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Desorçamentação

Sabe-se agora que PS e PSD ficaram bastante aquém do que tinham previsto receber em donativos durante a campanha para as legislativas. Aliás, o mais correcto seria mesmo dizer que o PSD não recebeu "nada". Dos 140 mil euros previstos, angariou apenas 5,8 mil euros (ou seja, 4,2% ...).

Quanto ao PS, ficou tambem bastante aquém do orçamento: 91 mil versus 600 mil euros (15,2%).Não espantam estes números, principalmente tendo em conta dada a já patológica incapacidade dos socialistas para fazer contas.

Dá que pensar também o facto de o PS ter angariado em donativos 16 vezes mais do que o PSD. Sem dúvida que são o partido do governo e costumam saber pagar bem os favores, mas creio que haverá algo mais, em concreto a falta de capacidade que o PSD manifestou em saber mobilizar os seus principais militantes/simpatizantes.

Veja-se que, por exemplo, o PP ou o Movimento Pró-Vida angariaram sensivelmente o mesmo montante (5 mil euros) que o PSD, não sendo a sua implementação comparável à dos sociais democratas (em especial, como é óbvio o MPV).

Possíveis razões para tão "escandalosos" desvios e, à primeira vista, ocorrem-me 3:

1. a crise económica (pese embora esta ser do conhecimentos dos partidos aquando da construção dos orçamentos)

2. incompetência pura e simples: não há crise que justifique desvios de 95% face ao orçamentado...

3. desinteresse e desmotivação crescente (sim, ao que parece ainda não batemos no fundo) relativamente aos políticos e aos partidos; note-se que o Movimento Pró-Vida, com a sua "meia-dúzia" de militantes consegue alcançar a mesma verba que o PSD; com certeza que o facto de os seus simpatizantes se identificarem de um modo muito mais intenso com os ideias do seu partido do que os sociais-democratas (um dos últimos convidados do Grupo da Boavista, afirmava aliás - em jeito de provocação é verdade - que a social democracia tinha acabado...) tem um peso significativo no rácio "donativos/militantes".

Outro factor a ter em conta, serão talvez as recentes alterações à Lei de Financiaento Partidário, mas essa análise, deixo-a para os especialistas na matéria.

Sem comentários:

Enviar um comentário