quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Relatório de execução do QREN

Foram conhecidos os números relativos ao grau de execução do QREN - Quadro de Referência Estratégico Nacional Portugal 2007-2013. Para os mais distraídos, o QREN é o actual quadro comunitário de apoio à convergência do nosso país e que prevê financiamentos da UE de cerca de 22 mil milhões de euros, para um investimento total previsto de 44 milhões de euros.
De acordo com a informação relativa a Dezembro de 2008 (www.qren.pt) a taxa de comprometimento (projectos aprovados) é de cerca de 20%, e de execução financeira de 1,9%. O Programa Operacional Valorização do Território apresenta uma taxa de comprometimento de 5,5% e de execução financeira de 0,2%.
Alguém quer comentar?

9 comentários:

  1. Será que, nestes casos, não deviamos falar em "Relatório de inexecução do QREN" ? :)

    ResponderEliminar
  2. De acordo com o Jornal de Negócios, a taxa de execução do QREN "Praticamente duplicou no prazo de dois meses, passando de 1,1% no fim de Outubro para 1,9% no final de Dezembro. Ainda de acordo com o mesmo jornal, o "Novo ciclo de fundos parece ter entrado nos "eixos"".
    Ainda bem...

    ResponderEliminar
  3. Muito mais relevantes do que as "campanhas negras" são as "campanhas brancas"...

    ResponderEliminar
  4. Por acaso não serão vocês os maestros que comandam a orquestra dos "poderes ocultos" contra o sr. Pinto de Sousa, não?

    ResponderEliminar
  5. Pelos vistos o Paulo Portas (http://www.tvi.iol.pt/informacao/noticia.php?id=1039908) também reparou neste assunto de menor importância. Realmente, só os tipo chatos e picuinhas é que reparam nisto. Uma oposição séria e credível deve tratar de assuntos mais elevados.

    ResponderEliminar
  6. Paulo: Não sejas injusto...se estiveres atento, dar-te-ás conta dos pedidos de esclarecimento do PSD ao Governo acerca da vergonha que são os custos astronómicos dos comícios/celebrações na área da saúde ou a exigência da ida à Assembleia da República de alguns ministros que o deveriam ter feito e não o fizeram, etc...

    ResponderEliminar
  7. Estimado Paulo,
    Ainda a propósito da "oposição séria e credível":

    http://www.psd.pt/archive/doc/conferencia_de_imprensa_2009_01_30.pdf

    ResponderEliminar
  8. João, leste o comunicado que referes? Eu até fico triste... Acho que podem e sabem fazer melhor.

    ResponderEliminar
  9. Paulo, não li...ia começar a ler mas reparei que não preenchia os meus elevados requisitos de profundidade e seriedade... :-) mais a sério: li e acho que apesar de não ser uma paper sobre a actual situação económica do país/soluções a adoptar, todas as medidas me parecem adequadas e bem fundamentadas.

    ResponderEliminar