quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

O milagre da multiplicação orçamental

No Orçamento Suplementar para 2009, hoje aprovado com os votos da maioria parlamentar, o Governo prevê uma contracção do produto interno bruto (PIB) igual a 0,8 por cento, um aumento do desemprego para 8,5 por cento e uma derrapagem do défice para 3,9 por cento do PIB.
No Orçamento do Estado para 2009, o Governo contava com um défice igual a 2,2 por cento do PIB. A esta meta soma-se os 0,8 pontos da Iniciativa para o Investimento e Emprego e 0,9 pontos percentuais resultantes do impacto orçamental da degradação da conjuntura económica.
Claro está que o pobre Governo será impotente para travar outras derrapagens resultantes da permanente alteração dos indicadores macroeconómicos, do acentuar da crise internacional, dos erros alheios, da chuva, do frio ou das "campanhas negras"... ou, no limite, do preenchido ano eleitoral...
Mas isso ficará, certamente, para os vindouros Orçamentos Suplementares ou, como se diz popularmente, "para outros Carnavais"...

2 comentários:

  1. Estive a consultar as estrelas e parece que há um alinhamento de Saturno com Úrano e Marte lá para meados de Março. De acordo com o Oráculo de São Bentini será boa altura para fazer mais um rectificativo. Desculpem a minha ignorância... Um suplementar. É diferente.

    ResponderEliminar
  2. Parece que este Governo também é dado a Pais-de-Santo, búzios e galinhas negras (...como as "campanhas") :)

    ResponderEliminar