sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

Pensamento do dia (do ano de 1867)

"Os donos do capital vão estimular a classe trabalhadora a comprar bens caros, casas e tecnologia, fazendo-os dever cada vez mais, até que se torne insuportável. O débito não pago levará os bancos à falência, que terão que ser nacionalizados pelo Estado"
Karl Marx, in Das Kapital, 1867

7 comentários:

  1. Na mouche!!

    É caso para dizer que esse Karl Marx não era nada parvo! Ou melhor, não era nada burro, porque parvo até era um bocado...

    ResponderEliminar
  2. Recordo aqui uma das regras do Monopólio (sim, o famoso jogo de tabuleiro): O Banco NUNCA vai à falência. Se for necessário emite as notas necessárias para garantir os pagamentos. O site da Parker, a actual detentora dos direitos, até disponibiliza uns pdf's para impressão caseira de notas. As regras do jogo estão escritas, é só cumprir.

    ResponderEliminar
  3. Era um visionário, esse Karl Marx!

    ResponderEliminar
  4. São ciclos, senhor! São ciclos!

    ResponderEliminar
  5. Apesar da sua propensão para a propositura de soluções messiânicas. Marx é o maior analista de algumas das dimensões do capitalismo. Algumas das suas descrições e previsões de evolução revelam uma lucidez surpreendente.
    O Marx cientista , filósofo e sociólogo é interresante. Marx profeta é uma múmia.

    ResponderEliminar
  6. Marx sempre teve a mesma ladainha, a de que o capitalismo turbinado levaria ao socialismo. Lenin sabia disso muito bem ao criar a NEP em 1921. Stálin abandonou o plano. Mas Kruschev e, principalmente, Gorbachev retomaram as idéias de Lenin (Marx) desde então. China e Rússia fizeram isso. De quebra, ainda lamentaram não terem explorado a crise de 1929 para jogar os EUA na lona.
    Aprenderam com os erros: a Europa é toda socialista, só faltavam os Estados Unidos... Que, com a crise das hipotecas (cortesia de Clinton) levou à crise atual.
    E ainda elegeram um presidente socialista que transformarão os Estados Unidos numa pálida cópia da Suécia.. De ontem (pois hoje é mais capitalista e menos Estado de Bem Estar Social).
    Marx nunca foi analista ou cientista: sempre foi um "profeta". É risível pensar que o Estado - que nada produz, a não ser papel pintado - possa solucionar o problema. Vai é aumentar a crise..Marx era a favor do Estado pois só ele concentrando poderes é que a transição para o socialismo poderia acontecer.
    Mais liberalismo e menos intervencionismo é a solução. Deixem o governo de fora, pois ninguém nos salva dele..

    ResponderEliminar