sexta-feira, 10 de abril de 2009

A inspiração da Criminalidade Grupal

Segundo a noticia avançada pela TSF “O secretário-geral do sistema de Segurança Interna, Mário Mendes, admite um aumento de jovens delinquentes que passaram a actuar em grupo, depois de terem sido revelados dados que indicam uma subida da criminalidade praticada por gangues em 35 por cento.

O secretário-geral do sistema de Segurança Interna não consegue explicar o aumento dos crimes cometidos por grupos organizados ao mesmo tempo que diminuiu a delinquência juvenil, mas Mário Mendes admite que uma das explicações resida no facto de jovens criminosos terem passado a actuar em grupo.

Afirmando que «Pode estar a acontecer que alguma delinquência juvenil esteja a actuar em grupo, porque o conceito de criminalidade grupal absorve o de criminalidade juvenil se ela for praticada em grupo». Contudo, realça, que outros factores podem estar a contribuir para este facto e que não consegue «encontrar uma explicação directa para esse facto».”

Não vejo onde poderá existir dificuldade na “explicação directa dos factos”, dado que estamos perante um conjunto de “gangues engravatados” que facilmente associamos “delinquência”.

Será que este aumento de criminalidade em grupo, não está directamente relacionado com a “inspiração” em alguns casos de “nim” do actual governo?

1 comentário:

  1. Mário Mendes, secretário-geral do sistema de Segurança Interna não consegue explicar o aumento dos crimes cometidos por grupos organizados. A fazer lembrar Basílio Horta, presidente do AICEP que, há largos meses, não sabe "o que mais fazer contra a crise internacional"...
    Será que, algum dia, estes lugares vão ser ocupados por quem possa explicar o que lá está a fazer?

    ResponderEliminar