quarta-feira, 29 de abril de 2009

A verdade por vezes é dura... desfaz ilusões.

Manuela Ferreira Leite afirmou numa recente entrevista a propósito das eleições europeias: «Se as perder, perdi-as, não é? Vou fazer por ganhar. Se as perder, perdi. Não tenho que consultar o partido. Não vejo nenhum líder consultar o partido se perder umas eleições. Não creio que o engenheiro Sócrates vá consultar o partido dele ou que o Paulo Portas vá consultar o partido dele. Portanto, essa pergunta ou bem que é generalizada a todos ou não há nenhum motivo para ser dirigida só a mim».

Em primeiro lugar, entendo uma certa frustração de alguns perante esta resposta. Esperariam outra abertura de MFL para uma saída de cena, onde eles próprios preencheriam o papel por ela abandonado.

No nosso país, o falar verdade conta pouco para grande parte dos eleitores. Para além disso, a percentagem dos que percebem se estão a ou a ser enganados é tristemente baixa.

Para além disso, tenho alguma dificuldade em compreender como se pode hesitar na escolha entre alguém com a preparação técnica, experiência governativa, modo de estar na vida política, sentido de estado e ética de Manuela Ferreira Leite, e José Sócrates: o da licenciatura ao Domingo, o do inglês técnico, da correspondência pessoal com cartões do Ministério do Ambiente, dos 150.000 empregos, dos processos aos jornalistas, do desrespeito pela Assembleia da República, dos relatórios da OCDE, do não afinal sim ao casamento homossexuais, da propaganda do Magalhães, de um sistema de informação dos tribunais gerido por um instituto dependente do MAI, etc, etc...

Bem...olhando um pouco à volta, até compreendo...

4 comentários:

  1. João,

    Queria apenas fazer um reparo: Neste momento, NINGUÉM sabe quais são as intenções dos eleitores. Sabemos quais são os resultados das sondagens, mas isso "vale o que vale", como se diz em linguagem politicamente correcta. Todos sabemos que o Rui Rio ganhou a Câmara do Porto contra a "opinião pública", mas com os votos dos portuenses. Não estou a dizer que a MFL vai ganhar as eleições, mas também não acredito que a verdade conte pouco para a maioria dos eleitores.

    "Prognósticos só no fim do jogo", lá dizia o sábio João Pinto, que apesar de ser pago para jogar e não para falar, tinha muita razão no que dizia. Ok, já sei que também disse que "estávamos à beira do abismo e demos o passo em frente", mas quem sabe se a solução não passa por aí?

    ResponderEliminar
  2. Paulo,

    Tens razão no que dizes.

    E recordas-me esse grande João Pinto que quando pendurou as chuteiras e, questionado sob o que iria fazer de seguida, respondeu "Vou para casa educar a minha mulher e os meus filhos"! Genial! :0)

    ResponderEliminar
  3. E a verdade é que o fórum do Grupo da Boavista apresenta uma taxa de crescimento da sua produção de artigos POSITIVA, mesmo na actual conjuntura de crise. É mesmo um máximo histórico desde o início do fórum.

    Já vamos com 54 artigos e ainda faltam alguns dias para o fim do mês. E recordo que, devido à ocorrência da Páscoa em Abril, o número de horas úteis é significativamente menor neste mês.

    É uma taxa de crescimento da produção de 430%, de evidencia a eficácia da liderança actual do Grupo e a concretização do PEDIB - Programa Extraordinário de Dinamização Informática do Blogue, decidido na última reunião do Conselho de Membros do Grupo.

    Isto é que é falar (de) verdade...

    ResponderEliminar