segunda-feira, 15 de junho de 2009

Web 2.0 e campanhas eleitorais

Muito se falou antes e durante a campanha para as eleições europeias sobre estratégias de marketing político, de comunicação política e, principalmente, dos meios de transmissão da mensagem de cada partido. A tendência é claramente a de valorizar cada vez mais a internet como veículo de comunicação com os cidadãos. Tem todo o sentido.

No entanto e, não querendo ser desmancha-prazeres, gostaria de relembrar os seguintes dados recolhidos no estudo do CESOP (que me perdoem Nuno Melo e o PP) sobre “Os Jovens e a Política”:

Slide 1
Frequência com que se utiliza a internet para obtenção de informação política segundo faixa etária


15-17 anos
18-29 anos
30-64 anos
65 e mais
Total
Todos os dias
2,1
5,3
8,4
1,4
5,9
3-4 dias/semana
3,1
6,3
4,8
0,5
4
1-2 dias/semana
14,9
10,8
6,7
1
6,7
Menos do que isso
78,9
75,4
76,7
91,8
79,8
Ns/Nr
1
2,2
3,4
5,3
3,6
Total
100
100
100
100
100


Slide 2
Frequência com que se vêem notícias sobre na televisão segundo faixa etária

15-17 anos
18-29 anos
30-64 anos
65 e mais
Total
Todos os dias
34
44,1
60
57,7
55,3
3-4 dias/semana
21,1
21,5
17,5
16,8
18,4
1-2 dias/semana
22,2
19,3
11,8
10,6
13,4
Menos do que isso
22,2
14,6
10,1
13,9
12,2
Ns/Nr
0,5
0,5
0,6
1
0,7
Total
100
100
100
100
100


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