sexta-feira, 26 de junho de 2009

United Kingdom and the Democracy Index

Ao passar os olhos pelo Index of Democracy de 2008 da The Economist, alguns factos chamam a minha atenção, em particular no que diz respeito ao Reino Unido. Num “reino” que nos habituámos a olhar como exemplo de democracia, participação cívica, entre outras virtudes civilizacionais, não deixa de chamar a atenção que ocupe um mero 21º lugar no ranking em causa. Nos cinco indicadores que compõem o resultado ponderado, o nível de desenvolvimento do Reino Unido revela-se particularmente baixo em dois deles: o da participação política e o das liberdades civis.

Em concreto, a participação política, que envolve aspectos como o grau de abstenção, a pertença a partidos políticos, a pré-disposição para desenvolver actividades políticas, é a mais baixa de toda o Ocidente!

E no que às liberdades civis diz respeito, o Reino Unido não está melhor: classifica-se atrás de países como Portugal, Eslovénia, República Checa, Cabo Verde, Botswana, Colômbia, Jamaica, etc. Não estou em condições de captar todas as razões que levam a um resultado deste calibre, mas com certeza que ele estará e, no que diz respeito às liberdades civis, relacionado com o combate ao terrorismo (neste aspecto os Estados Unidos estão ainda pior classificados!) que normalmente è feito à custa das referidas liberdades. Mas estará também relacionado com 17 anos de governo dos Labour e, com concreto, com isto.

Já agora, Portugal ocupa um honroso 25º lugar.

Sem comentários:

Enviar um comentário