sábado, 6 de junho de 2009

O lixo que são os Programas de combate ao lixo

O Governo decidiu lançar mais um programa para reduzir o lixo urbano. Depois de duas tentativas falhadas (nenhum dos anteriores atingiu os objectivos, por estranho que pareça), surge este terceiro programa. À terceira será de vez?

O pomposo Programa Nacional de Prevenção de Resíduos Urbanos promete reduzir a recolha de lixo entre 50 a 100 quilos por pessoa por ano.

O primeiro aspecto chamativo neste Programa é o da expressão “Prevenção”! De facto, esta palavra serve para tudo: “prevenção” da SIDA, “prevenção” de acidentes rodoviários, “prevenção” do tabagismo, “prevenção” de cancro na mama, “prevenção” do alcoolismo, “prevenção” da gravidez adolescente, “prevenção” criminal…uf! Tanta prevenção! Bem sei que mais vale prevenir…mas “prevenção” de resíduos…não será prevenção a mais?

Como de costume, o programa recentemente apresentado não menciona quaisquer detalhes sobre como irá ser posto em prática. O contrário é que seria estranho.

Este Programa deve ter um destino no mínimo irónico: o de ser imediatamente deitado ao lixo!

Fica então aqui a sugestão: por que não a criação de um “Programa de Prevenção contra o Programas que nunca saem do Papel”?

Sem comentários:

Enviar um comentário