terça-feira, 23 de junho de 2009

As escolhas de Cavaco


O Presidente da República começará amanhã a ouvir os partidos com assento parlamentar sobre a data para a realização das eleições legislativas.

A escolha de tal data, pelo PR, não será fácil:

Por um lado, todos os partidos, com excepção do PSD, já manifestaram publicamente a sua preferência pela realização das eleições legislativas e das eleições autárquicas em datas diferentes.

Por outro lado, razões de economia e de bom-senso recomendam a realização dos dois actos eleitorais em simultâneo, evitando a dilação das campanhas eleitorais, os acrescidos custos associados à mesma, a desvalorização do segundo acto eleitoral e uma previsivelemente maior taxa de abstenção.

A opção pela realização das eleições na mesma data poderá aparentar uma adesão do PR à pública posição do PSD. Mas este PR já deu mostras de não se deixar condicionar pelas aparências ou, muito menos, pelas estratégias partidárias estranhas aos interesses do País.


2 comentários:

  1. Carlos, é verdade que Cavaco já deu mostras de não se deixar influenciar por agendas partidárias. Mas lá que alguns partidos têm tentado lá isso têm...por que razão optaram os partidos por dar a conhecer em público as suas opções?
    Depois acaba por se cair no ridículo de fazer afirmações do género da de Sócrates que na sua "conversa" há dias na SIC disse algo do género "a nossa posição será comunicada em primeiro lugar ao PR, mas preferimos que as eleições sejam separadas" (sic)

    ResponderEliminar
  2. Alerta aos partidos


    Não é preciso ser muito inteligente para perceber que o PSD quer eleições autárquicas e legislativas no mesmo dia, porque é o partido que detém o maior número de Juntas de Freguesia e Câmaras Municipais.

    Pelo mesmo motivo - e por mais nada - todos os outros partidos, em especial o PS, querem que os dois actos eleitorais sejam realizados em datas diferentes. Ou seja, temos duas visões taticistas da "coisa", o que é errado e nada bom para a democracia portuguesa.

    Alerto uns e outros para o seguinte:
    1 - O povo não é estúpido (ao contrário do que alguns possam pensar) e sabe bem distinguir eleições autárquicas de legislativas.
    2 - Os que votam sempre na "mãozinha" ou nas "setinhas" vão continuar a votar, seja em que boletim for. Os outros vão pensar e ler o boletim antes de votar.
    3 - Realizar-se os 2 actos eleitorais no mesmo dia não diminui em nada a democracia. Ela apenas é diminuída quando alguns a utilizam para interesse próprio.
    4 - Numa altura de crise, e sabendo que se gasta 5 milhões € com cada acto eleitoral, mais valia fazer-se ao mesmo tempo.

    ResponderEliminar