sexta-feira, 6 de março de 2009

Na política os pequenos comem os grandes


"A primeira coisa que me desedifica, peixes, de vós, é que vos comeis uns aos outros. Grande escândalo é este, mas a circunstância o faz ainda maior. Não só vos comeis uns aos outros, senão que os grandes comem os pequenos. Se fora pelo contrário, era menos mal. Se os pequenos comeram os grandes, bastara um grande para muitos pequenos; mas como os grandes comem os pequenos, não bastam cem pequenos, nem mil, para um só grande."
Desengane-se quem pensava que o Sermão de Santo António aos Peixes, do Padre António Vieira, nunca perderia a actualidade.
O actual panorama político mostra que os "pequenos" estão a comer os "grandes".
O Estudo de Opinião efectuado pela Eurosondagem, SA para o Expresso, SIC e Rádio Renascença - e realizado por ocasião do Congresso do PS - revela que o partido do Governo não é recompensado pela sua recente inflexão predadora nos "mares da esquerda", continuando a alimentar os pequenos Bloco e CDU.
Por seu turno, o já definhado, mas tradicionalmente grande, PSD tem servido de alimento, também, ao CDS/PP.
Ora, sendo credível que, após ter atingido mínimos históricos, o PSD inicie um período de "engorda", nadando mais ao centro, e que os pequenos da "esquerda não democrática" - tal como apodada no dito Congresso - prosseguirão a sua viagem por mares nunca dantes navegados, a luz ao fundo do túnel, que o PS julgou ver, tende para o apagão.
E José Sócrates bem sabe que iniciou um caminho sem retorno, pois qualquer mudança de rumo conduziria a um inevitável afastamento de Alegre - que poderia prescindir de uma corrida presidencial e sentir a tentação de reeditar um "fenómeno PRD".

1 comentário:

  1. É triste verificar que, a serem verdadeiros estes resultados, no nosso país a extrema esquerda recolhe 20% do voto dos portugueses.
    Creio que Sócrates está numa encruzilhada...ao tentar roubar votos à extrema-esquerda correrá o sério risco de perder votos ao centro. E, se virmos bem, basta que 5% dos que actualmente manifestam a sua intenção de votar PS mudem de sentido de voto para o PSD, que os 2 partidos ficarão "empatados".
    Claro que para que isso aconteça, o PSD terá de fazer um esforço bastante maior em divulgar iniciativas tão interessantes como o Fórum Portugal de Verdade, nomeadamente na Blogosfera...

    ResponderEliminar