terça-feira, 3 de março de 2009

Só dá Sócrates

O site socrates2009.pt abre com uma fotografia de José Sócrates (com o sorriso forçado que só ele sabe fazer) sobre um pano de fundo azul.
Devo confessar que comecei a ler o texto (por ele escrito? pelas agências de comunicação que o moldam? não chegaremos a saber) e não fui capaz de acabar.
Por duas razões:
1ª imaginei-o a ler o teleponto e a discursar com aquele seu ar de salvador da pátria e de moralmente superior e não aguentei.
2ª Sócrates aponta como a primeira das três razões para se recandidatar a primeiro-ministro, a do sentido de responsabilidade. E como estou convencido de que esse é precisamente o principal motivo para não se recandidatar, parei por aí a minha leitura.

Mas mais chamativo é mesmo a excessiva centralização da campanha na sua figura e a quase ausência de referências ao PS (sigla que daqui por diante passará a significar Propriedade de Sócrates).

Segundo o Público de hoje, alguns socialistas encontram-se desagradados com o excessivo enfoque na figura do seu timoneiro.

Acredito que, de facto, se encontrem desagradados, mas já não acredito que se encontrem surpreendidos. Já todos terão percebido que a estratégia do “PS” para vencer as eleições legislativas passará pela lógica de vitimização, pela aposta na campanha negra levada a cabo por forças ocultas (que afinal não são ocultas e são a TVI e o Público), em curso precisamente contra a figura de José Sócrates. Estejamos atentos aos timings de evolução do caso Freeport…como alguém dizia “não há coincidências”…

Propostas concretas para a resolução dos problemas do país, prestação de contas pelas promessas não cumpridas, discussão do papel da comunicação social na sociedade, justificação para a escolha de sistemas informáticos propícios à violação do segredo de justiça, tentativas legislativas de prejudicar grupos de comunicação social, são temas que com certeza não serão discutidos na campanha eleitoral.

2 comentários:

  1. Caríssimo, fazendo minhas as palavras do José Lello, penso que também estás a abusar da liberdade de informação (http://sol.sapo.pt/forums/thread/1115980.aspx)! Já agora, será que alguém me pode ajudar? No link que menciono há lá uns comentários a uns tais xuxalistas... Já andei à procura na wikipedia e não encontro o significado. O que serão esses xuxalistas?

    ResponderEliminar
  2. Caro Paulo, quanto ao menino Lelinho, sem comentários...

    Xuxalistas, são os amigos da XUXA; os que andam a xuxar!

    ResponderEliminar