terça-feira, 7 de julho de 2009

30.000 mil professores colocados em espectacular concurso

Mais um feito irrepreensível. Ainda falam mal da TVI. O pior concurso de todos os tempos é um sucesso televisivo. Não é um novo big brother, mas sim a 1ª fase do concurso de professores 2009. Não estava à espera que funcionários com mais de 10 anos ininterruptos de exercício de funções como professores deixassem de estar sujeitos a contratos anuais, uma prática completamente ilegal em qualquer empresa privada, mas nunca pensei que corresse tão bem.

Umas horitas antes de se conhecerem os resultados, o Secretário de Estado Valter Lemos fez questão de passar o headline à comunicação social: "30.000 mil professores colocados". Evidentemente que destes 30.000, a maioria pertence já aos quadros, tendo apenas ficado a conhecer a escola onde, em princípio, irá leccionar nos próximos 4 anos. Em termos práticos,fica de fora um significativo número de professores que ainda não sabe onde vai leccionar. As novas contratações são 417 professores, o resto é "apenas uma dança de cadeiras" que resulta das embrulhadas em que este Ministério da Educação enfia os professores.

Uma nota para os cerca de 200 professores de espanhol que entraram para os quadros. A procura desta disciplina é um bom indicador sobre as perspectivas de futuro das gerações mais novas e da confiança no nosso País.

Quem tiver curiosidade em perceber os problemas dos professores pode dar um salto ao fórum do Educare, por exemplo. E já agora, quem tiver o email do Pedro Duarte, um especialista em educação da bancada do PSD, que lhe envie o link, para ver se finalmente se ouve dizer alguma coisa de jeito sobre este assunto que afecta tantos professores e respectivas famílias hoje, e que irá afectar todos os portugueses daqui a uns anos.

4 comentários:

  1. Ora aí está uma excelente sugestão, Paulo!

    ResponderEliminar
  2. A crónica do Miguel Frasquilho publicada hoje no Jornal de Negócios é justamente sobre educação, apontando alguns números sobre os resultados de exames nacionais que demonstram bem o ponto em que estamos, tal como se tem vindo a referir aqui.

    ResponderEliminar
  3. Espantoso é pensar que tamanha boa nova não foi dada pela Senhora Ministra Maria de Lourdes Rodrigues.
    Uns são demitidos; outros escondidos...

    ResponderEliminar
  4. Carlos,

    Curiosamente a Ministra apareceu hoje a dizer que as notas "menos boas" a matemática provam que os exames são difíceis. Ou seja, a ministra aparece a dar uma "ma´notícia". hummmm.... ai está matéria para alimentar a teoria da constipação... digo conspiração.

    Já agora, deixa ver como correm as notas da segunda chamada, que irão ser conhecidas em pleno período de férias. Será que as conclusões a tirar serão as mesmas? A ver vamos.

    ResponderEliminar