quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ulrich sobe a parada

Fernando Ulrich hoje durante a apresentação de resultados semestrais do BPI:

"Peço ao sr. Primeiro-Ministro que pare para olhar para o que se está a passar no BPP".

"Os nossos governantes em vez de estarem a ir constantemente à AR prestar esclarecimentos, o que eu até entendo, deviam também perder algum tempo a pensar".

"Neste momento o BPP já constitui um risco sistémico para o sector financeiro".

Mas Ulrich continua. Vale a pena ler todas as suas declarações aqui.

E depois de Rendeiro ter sido constituído arguido, Ulrich, um gestor experiente sabe que está mais à vontade para subir a parada. E sabe também que as suas declarações terão um enorme impacto aqui no burgo.
Como é óbvio, não é correcto "obrigar os bancos a assumirem responsabilidades" [pagamento aos clientes do BPP de parte das aplicações em produtos de capital garantido através do FII, que é dotado com fundos dos bancos] que resultam de erros da supervisão."

Nota-se que os bancos estão cada vez com menos medo do Governo. E mesmo que Sócrates ganhe as legislativas, já não têm receio de dizer o que pensam, atitude que no actual clima de intimidação existente é sintomática.
Principalmente depois de terem sido empurrados para arranjar uma solução para o BPP, o que obviamente recusaram. Se a supervisão falhou, deve também assumir os custos desses erros. Bem sei que conceitos como o de assunção de responsabilidades são um pouco estranhos a alguns dos nossos supervisores. ...
Neste momento, Sócrates necessita mais da banca, do que a banca de Sócrates.

Esperemos pela reacção do animal feroz. Perdão, do cordeiro manso que não investiu o suficiente na cultura.
Estou convencido que virá pela voz de Teixeira dos Santos e não do ainda primeiro-ministro.

Qual o impacto deste episódio na imagem do Governo? Teremos de esperar para ver como pega nele a oposição (um pouco escaldada por apresentadores de biografias do Menino d'Oiro...) ou como reagirá Teixeira dos Santos.
Mas que é a agua mole, lá isso é.

Sem comentários:

Enviar um comentário