terça-feira, 28 de julho de 2009

António Costa e o Bairro Alto

António Costa parece defitivamente apostado em fazer sombra (e não é pela chegada do Verão) a José Sócrates.

Enquanto Sócrates continua a prometer (ou a objectivar, se os assessores do PM preferirem), Costa não se fica pelas promessas. Tal como Edite Estrela, ele não deixa nada a meio. Cumpre. Destruiu 400 postos de trabalho no Bairro Alto.

6 comentários:

  1. Quem mora no Bairro Alto agradece a redução dos horários dos bares e discotecas. Mesmo assim ainda têm que levar com o pessoal até às 2, prolongando-se a confusão nas ruas até às 2 e meia, 3. O que é que queria fazer num bairro residencial? Prolongar as noitadas até às 9 da manhã, já com pequeno-almoço incluído? Quem sabe, os próprios moradores, como não dormiram a noite toda, não se importariam de o fazer para os ressacados.

    Para quem frequenta o BA, sabe muito bem que quanto mais tarde fica, mais degradante se tornam as ruas. É uma medida para salvaguardar os moradores, por um lado, e o comércio, por outro (sim, porque se era para ser radical, fechava-se tudo à meia-noite, já que se trata de um bairro residencial). E se as pessoas começarem a noite mais cedo, não há diferença nenhuma. Quanto aos postos de trabalho, é verdade, é uma consequência. Mas seria inevitável se se quisesse fazer algo daquela zona, que se estava a tornar perigosa a altas horas da noite.

    Para quem se julga 'interventor cívico', a bem da qualidade de vida e bla bla bla, é uma total parvoíce... Pegue noutras coisas, João, se pretende atacar o António Costa (e acredite que as há!), porque esta é das tais que Lisboa, e o BA em particular, agradecem.

    ResponderEliminar
  2. Caro Sushi Master,

    em primeiro lugar obrigado pelo comentário que achei muito pertinente, especialmente a seguinte parte:

    "Para quem se julga 'interventor cívico', a bem da qualidade de vida e bla bla bla, é uma total parvoíce..."

    Eh! Eh! Eu estava a pedi-las! :))

    Mais a sério: se reparar, no meu pequeno texto não critiquei nem elogiei a medida. Já não vou ao BA há alguns anos (não moro em Lisboa também há vários). Das vezes que lá fui (à noite) também fiquei com a mesma ideia que você. À partida e sem mais elementos, a medida não me parece má.

    Acontece que o objectivo do post não era elogiar/criticar esta regulamentação. O objectivo era o de chamar a atenção (com alguma TENTATIVA de humor) para o facto de ser muito redutor fazer anúncios de objectivos/promessos falando apenas de "criação de postos de trabalho", sob pena de sermos avaliados apenas por esse factor (ainda por cima muitas vezes falso...).
    Tentava ser uma crítica a Sócrates e não a Costa.

    ResponderEliminar
  3. Esclarecido então!

    É que foi das tais medidas que melhorou a qualidade do BA, não só para os moradores, mas também para quem o frequenta à noite para se divertir. Noto também uma melhoria nos bares, consequência provável da diminuição do horário de funcionamento, para fidelizar a clientela. Era inevitável uma intervenção no BA, e julgo que esta medida foi bastante positiva.

    E em vez de se acabar o jantar com os amigos à 1 da manhã como era hábito, acaba-se mais cedo e a copofonia começa igualmente mais cedo. E existe uma clara fiscalização do fecho dos bares às 2 da manhã, acompanhado de um maior policiamento a essa hora.

    Para quem quer prolongar a noite, existem sítios em Lisboa, longe das zonas residenciais que permitem uma boa noite de diversão.

    ResponderEliminar
  4. Não há ninguém que more no bairro alto e que não esteja habituado ao (pequeno) barulho. Além disso, quem não gosta de vida nocturna não vai morar para o bairro alto. O bairro alto é sítio histórico de convívio nocturno. Qualquer país com um clima mediterrânico leva a 1 convívio nocturno até mais tarde. Porquê contrariar veementemente a lei da oferta e da procura? E queremos continuar a afugentar os turistas? Chega! O bairro alto é 1 espaço com alma e é do povo. Como amante e frequentador diário da noite de Lisboa, digo que Lisboa está muito triste. Agora é preciso retomar a alegria e o convívio, voltando aos velhos horários.

    ResponderEliminar
  5. Não há ninguém que more no bairro alto e que não esteja habituado ao (pequeno) barulho. Além disso, quem não gosta de vida nocturna não vai morar para o bairro alto. O bairro alto é sítio histórico de convívio nocturno. Qualquer país com um clima mediterrânico leva a 1 convívio nocturno até mais tarde. Porquê contrariar veementemente a lei da oferta e da procura? E queremos continuar a afugentar os turistas? Chega! O bairro alto é 1 espaço com alma e é do povo. Como amante e frequentador diário da noite de Lisboa, digo que Lisboa está muito triste. Agora é preciso retomar a alegria e o convívio, voltando aos velhos horários. chicolx@gmail.com

    ResponderEliminar
  6. Pedro Santana Lopes saiu claramente vencedor do debate de ontem com António Costa. Enquanto que Santana tem obra para mostrar (a qual enumerou em várias ocasiões) Costa apenas tem a dizer que pagou aos fornecedores as dívidas deixadas pelas anteriores gestões.

    Ora, Santana Lopes também herdou divida anterior, e não se queixou. Como diz, e bem, foi um homenzinho e assumiu as dívidas de João Soares e Jorge Sampaio. Além disso, o que diz Costa é "meia" verdade, já que todos sabem que o que o socialista fez foi pagar aos fornecedores com dinheiro dos bancos. Ou seja, a dívida da CML continua lá e a crescer.

    Com António Costa, a CML é o que é, e Lisboa continua parada. Com Pedro Santana Lopes, a CML poderá ser o que é, mas Lisboa e os Lisboetas terão melhor qualidade de vida.

    ResponderEliminar