quarta-feira, 8 de julho de 2009

Jornalismo com errata


Acredito em artigos a pedido, por encomenda, e também nos voluntariosos, uns e outros destinados a agradar o poder, a desviar atenções, a fazer equilibrios, em que factos são omitidos, em que verdades são construídas, criadas, recriadas, sobretudo por interesse, por vezes aliado ao puro prazer da recriação. E acredito inclusive que estes artigos possam ser publicados sob a capa do jornalismo.

Foi hoje dado à estampa do Jornal de Notícias um artigo que, após devidamente epigrafado de "Dinheiro de luvas terá ido parar ao PSD", relata como destacados militantes do PSD, bem como o próprio partido, terão beneficiado de um milhão de euros em notas resultantes de luvas por negócios ruinosos, relacionados com a alienação, pelos CTT, de dois edifícios, um em Coimbra e outro Lisboa.

Acredito que só injustamente poderia aplicar o meu intróito ao referido artigo.
Acredito que tal texto tenha involuntariamente esquecido - ou até desconhecesse - que o ex-vereador socialista e presidente da Comissão Política Concelhia de Coimbra do PS, Luís Vilar, era o consultor e intermediário nesse negócio, tendo negociado uma comissão de 5% sobre o valor da venda (que curiosamente veio a fixar-se em 20 milhões de euros...); ou que, num outro processo, Luís Vilar esteja acusado de envolvimento activo na angariação de fundos para financiamento ilegal do PS; ou mesmo o facto de, no processo dos CTT, terem sido constituídos arguidos todos os elementos do executivo camarário do mandato 2001-2005, fossem eles do PSD, do CDS, da CDU ou do PS...

Acredito, apesar de tudo, na bondade e na genuinidade do artigo e do respectivo articulista. Acredito nas suas involuntárias omissões, nas suas incontroladas construções, na sua isenção face ao poder e aos interesses deste, na sua imunidade a pedidos ou encomendas, e sobretudo na sua vontade de ostentar o rótulo de jornalismo de qualidade.

Desta vez não foi bem sucedido. Mas o erro faz parte de qualquer processo de aprendizagem. Acredite-se...


3 comentários:

  1. Muito bom, Carlos.

    Eu acredito que até Setembro muitos erros se vão repetir...

    ResponderEliminar
  2. Caro Carlos,

    Já o escrevi AQUI no meu blogue, a estratégia agora do PS e dada a impossibilidade de limpar a imagem, será mostrar que os outros também são como eles, até o PR já tentaram sujar.

    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Caro Vítor,

    Não podia estar mais de acordo com o seu post.
    Em matéria de culpas, a estratégia do PS passa por dividir para (procurar continuar a) reinar.

    Abraço

    ResponderEliminar