sexta-feira, 10 de julho de 2009

Porto Ferreira *

Ainda a propósito de Elisa Ferreira, vale a pena ler (*) Gabriel Silva, no Blasfémias.

Rui Rio: 55,2%. Elisa Ferreira: 23,5%. Rui Sá: 9,2%. Teixeira Lopes: 8,1%. Dados da sondagem publicada no GRANDE PORTO de hoje.

Há 8 anos, o PS/porto cometeu o grave erro de pensar que poderia recandidatar quem abandonara os portuenses em troca do prato de lentilhas. Há 4 anos candidatou um forasteiro que se encontrava instalado no Parlamento Europeu. Este ano resolveu apresentar uma candidata vou-ali-e-já-venho que acaba de ser eleita para o Parlamento Europeu. Nas 3 ocasiões, o PS/porto foi incapaz de apresentar um candidato que desse garantias de se dedicar ao serviço da cidade e dos portuenses. Sendo que um erro é chato, mas acontece a qualquer um, dois é estranho e 3 é estupidez, parece que há um intenção da estrutura socialista local em não querer de todo ganhar a câmara.
Só quem não conhece, já não digo bem, mas pelo menos minimamente os portuenses, poderia sequer ter pensado que estes aceitariam ponderar escolher alguém, que independentemente das suas boas ou assim-assim qualidades políticas, se apresentasse de alguma forma comprometido com interesses estranhos à cidade.
A novela que se tem vindo a desenrolar no interior do PS/Porto por estes dias, que levam mesmo à intervenção directa do secretário-geral socialista, é indigna da cidade e de um partido que pretenda apresentar-se seriamente aos portuenses. Elisa Ferreira não era inicialmente má candidata, pelo contrário. Mas desde o princípio não foi bem vista pela pequena e bafienta elite socialista local. E cometeu o erro pessoal de pretender assegurar o seu ganha-pão em duas frentes simultâneas. O que foi mortal à sua candidatura. Não que seja agora fácil recuar, mas Elisa já devia ter percebido que não tem hipóteses, mesmo a nível interno do partido que supostamente a apoia, e deveria tentar retirar-se com alguma dignidade, não aceitando sujeitar-se ao enxovalho que os caciques socialistas locais lhe tem vindo a fazer nestes dias.

4 comentários:

  1. Podes-me esclarecer uma dúvida? Quando dizes que "Elisa Ferreira não era inicialmente má candidata, pelo contrário", referes-te ao facto de ser uma das melhores opções para uma candidatura do PS ou queres mesmo afirmar que a Elisa Ferreira é boa candidata para a cidade?

    ResponderEliminar
  2. Desta "Srª" já contei no meu blogue uma situação passada em Matosinhos há cerca de 1 ano e aqui vou repetir. Aliás, passei a publicá-la em todos os blogues que frequento, sempre que existam posts sobre a senhora. É preciso que as pessoas fiquem a saber quem esta gente é realmente, por trás da falsa imagem que passam quando em campanha ou com uma câmara de TV na frente. Serve também para esta, dita gente, não repetir gestos como o que vou contar porque ficam a saber que pode chegar ao conhecimento de muita gente e não somente de um pai e duas crianças (bebés).

    Preparava-me para atravessar a Avª da Republica, na passadeira em frente à Confeitaria Maurícia com os meus filhotes de 1 e de 3 anos, quando um Jaguar vindo da Rua Brito Capelo, se atravessou à nossa frente e estacionou precisamente em cima da referida passadeira e bem na nossa frente.

    Eu e as crianças ficamos a olhar surpreendidos para a "srª" que saiu lá de dentro e nos olhou com um ar de superioridade, arrogância e petulância, a todos os títulos repugnante. Parece que tinha-mos que achar normal o seu (auto-proclamado)direito a achar-se mais que os outros, neste caso, mais que eu e os meus filhos.

    Sim, a "srª" é a mesma que agora aparece em cartazes no meio da populaça e que frequenta bailaricos nos bairros sociais do Porto, como se fosse uma simples senhora que vive com e para o povo.

    O PS ainda não aprendeu que o Porto e os portuenses, têm memória e sabem votar em quem lhes diz a verdade, mesmo que seja pouco simpático e risonho. Assim como sabem reconhecer a simpatia, humildade e sorrisos de ocasião (eleitoral).

    Haja decência

    Abraço

    Vítor Maganinho
    Matosinhos OnLine

    ResponderEliminar
  3. Caro Paulo,
    O post é da autoria do Gabriel Silva e foi publicado no Blasfémias.
    No entanto, concordo que a Elisa Ferreira, dentro do "produto disponível", era do melhor que o PS tinha. Cada uns têm a sua fasquia...
    Apesar de não lhe conhecer outras facetas, como aquela que o Vítor Maganinho nos conta...
    ABC

    ResponderEliminar
  4. Ilustre Carlos,


    Aceita o meu pedido de desculpas. Apos ler o post fiquei tão estupefacto com a história do "inicialmente" que nem me lembrei que estavas a reproduzir o texto do Gabriel Silva. As autárquicas tem a grande virtude de despertar emoções que não são tão comuns noutras eleições. É que aqui a proximidade com os candidatos, e o conhecimento e envolvência pessoal com os problemas da gestão autárquica são bastante significativos. A mim, por exemplo, dão-me cá uns calores quando olho para determinados cartazes...

    Vitor Maganinho: Curiosamente, quando ouvi a Elisa Ferreira dizer que para além dos pés, também tinha o coração e a cabeça (ou as tripas, já não me recordo bem)no Porto, senti uma indignação que deverá ser parecida com aquela que refere... Parecem coisas completamente diferentes, ou talvez não...

    ResponderEliminar