segunda-feira, 25 de maio de 2009

Por que nos mentem eles?

Sócrates voltou a afirmar que o PSD defende a privatização parcial da Segurança Social. Das duas uma,ou mente ou não sabe ler.

O PSD nunca defendeu nem defende a privatização da Segurança Social. Como afirmou o deputado do PS Jorge Strech, o que PSD defendeu num projecto-lei de 2006 foi que:

"seis por cento da contribuição do trabalhador, ou seja, dois terços dos nove por cento do desconto do trabalhador para a Segurança Social, serão retirados do sistema de Segurança Social para contas individuais do trabalhador, que serão depois opcionalmente entregues a fundos privados ou a um a instituto público do Estado".

A isto chama-se privatização da Segurança Social? Já sabemos que a esquerda radical, da qual provém Vital Moreira (e que Sócrates tem procurado acariciar de modo especial nos últimos meses), é especialista em esvaziar as palavras do seu conteúdo/significado, utilizando-as depois a seu bel-prazer. Tácticas antigas e bem documentdas. Mas a hiprocisia tem limites! Ou deveria ter...

Quanto a Vital Moreira, na senda da manipulação das palavras e da utilização dos chavões, acusa o PSD de ser um "partido neoliberal".
Já percebemos que Sócrates, imitando o seu companheiro Zapatero, resolveu radicalizar a sua linguagem, procurando não um debate de ideias, mas sim catalogar de "maus" todos aqueles que não partilham da sua visão estatizante da sociedade. Em relação a este tema me debrucei há dias. Paulo Rangel reagiu e bem, ao acusar este Governo de ser o governo não da concertação social, mas sim o da "crispação social". Nem sequer neste aspecto Sócrates é original e tem de ir copiar o PSOE...
Mas não deixa de nos assistir o direito de exigir que os nossos políticos justifiquem as suas acusações. Assim, podemos perguntar a Vital Moreira: o que é ser neoliberal? Assim, em que medida podemos afirmar que o PSD é um partido neoliberal?

Como é óbvio, não teremos resposta a esta nem a outras questões, pois se elas existissem acompanhariam as declarações destes senhores. O que é aliás bastante razoável: o mínimo que posso fazer quando publicamente coloco uma etiqueta em alguém, é explicar o porquê dessa minha acusação. Não esperamos este tipo de atitude de Sócrates e Vital Moreira.

2 comentários:

  1. E depois falam dos "soundbytes" de Paulo Rangel.
    Eles é que estão sempre a proferir frases sem conteúdo, sem sentido, sem verdade.

    ResponderEliminar
  2. Caro Luis,

    Tenho a sensação de que as coisas ainda vão demorar uns anos a voltar a entrar nos eixos. E não sei se vai ser a bem...

    ResponderEliminar