sexta-feira, 8 de maio de 2009

Socrates começa a ser um problema para o PS?

Caros amigos

Gostava de conhecer a vossa opinião sobre esta questão:
José Socrates começa a ser um problema para o PS?

Duas razões para discutir:
1- O PS poderá ter melhor resultado eleitoral com outro lider (Ant. Costa, Ant. Vitorino, etc) - muita gente no PS começa a sentir-se desconfortável com Socrates;
2- Dificilmente algum partido fará uma coligação com o PS liderado por Socrates.

Problema para o PS, problema para o país, ... poderemos ter mudanças na liderança do PS mais cedo que se imagina...

3 comentários:

  1. Caro Miguel,

    Parece-me que tu próprio dás uma excelente resposta às tuas questões...

    Aguardo pelos próximos desenvolvimentos... Será também essa uma das razões para as recentes demarcações do PS por parte de Costa (para além das autárquicas, como é óbvio)?

    ResponderEliminar
  2. O PS não pode agora livrar-se de Sócrates (excepto se houver provas irrefutáveis no caso Freeport). Penso que será ele a ir a votos.

    Discutindo sobre o Bloco Central no outro dia, considerei-o justamente como um dos impedimentos a isso. A haver BC, Sócrates teria de sair. Aí, tudo dependerá da vontade do PS de se coligar: mas com fraco apoio popular a essa solução, e com Sócrates a querer manter-se no poder, duvido que tal ocorra.

    Por isso, tenho sérias dúvidas quanto a Sócrates sair antes das eleições, e no imediato pós-eleições. Muito embora concorde que grandes sectores socialistas estão desconfortáveis, e já se estejam a delinear possíveis sucessores (acrescento Seguro).

    PS: reafirmo que, se houver BC, acho que será sem Sócrates.. Duvido é que haja BC.

    Cumprimentos

    Pedro Prola

    ResponderEliminar
  3. Caro Miguel,
    Neste momento, o PS, o Governo e Sócrates são realidades indistintas. E dificilmente o PS teria um melhor resultado (e a fasquia do "melhor" sempre passaria pela obtenção da maioria) com outro líder.
    Coligações - ao centro ou nos "extremos" - com o Sócrates "jamais". O "estilo" não lhe permite uma partilha do poder ou soluções negociadas.
    Por isso, e ainda que vença as próximas legislativas, Sócrates vai caminhando para o final do seu ciclo político. Poderá durar 1 ou 2 anos num governo sem uma maioria parlamentar que lhe suporte os autoritarismos.
    E esta antevisão tem sido libertadora para o PS, pois há muito não se ouviam tantas vozes dissonantes.
    Sócrtes joga tudo no acto eleitoral. Outros, vendo mais à frente, jogam tudo na sua futura queda...

    ResponderEliminar